10 de janeiro de 2024

FATORES DA APRENDIZAGEM

 

Introdução

 

A presença constante e mais atuante da escola e da comunidade que a rodeia, na construção da aprendizagem individual dos docentes é cada vez mais importante e necessária.

Partindo dessa visão que o professor não deve ser o ator principal no processo de ensino aprendizagem, elaboramos um planejamento de estudos para uma turma de 9º ano, onde a faixa etária é em média de 15 anos. Por serem meninos e meninas adolescentes, propomos uma aprendizagem colaborativa e reflexiva, pois é parecida com à aprendizagem cooperativa e podem se completar. Este tipo de aprendizado é fomentado pela interação e a meta está no processo de colaboração e não no produto, como no caso da cooperação.

 

Segundo Gros (1999) – “a responsabilidade pela aprendizagem é de todos os integrantes do grupo. O objetivo de fomentar a colaboração é que o aluno seja capaz de desenvolver, além de habilidades cognitivas, habilidades sociais e pessoais, uma vez que para trabalhar em colaboração deverá administrar decisões e ações em benefício do objetivo comum.”

 

O papel professor na transmissão do pensamento reflexivo e ativo, é mais que reprodução simplesmente, conta a qualidade e a riqueza de representação mental do conteúdo que se processa. É importante ter capacidade para achar variantes nos pensamentos em torno do tema, como explicar, evidenciar e exemplificar, generalizar, aplicar, estabelecer analogias e representa-lo de várias maneiras. Podemos concluir que, esta modelo de pensar, na prática, não é fácil.

 

Objetivos do projeto

 

O projeto tem como objetivo levar os docentes a entender e conhecer o funcionamento dos aparelhos elétricos, resistentes ou não resistentes, juntamente com suas propriedades físicas. Conhecer e entender como se comporta os elétrons. Finalizando com a descoberta das tensões elétricas a qual os aparelhos são submetidos e suas potencias elétricas.

O projeto também levantara os benefícios de utilizar a eletricidade de forma consciente para uma vida socioambiental mais correta. Juntamente poderá ser utilizadas habilidades e competências em outras áreas de forma cooperativa para se obter uma investigação e conclusão dinâmica e marcante.

 

A avaliação seguirá critérios coerentes com o princípio de “autenticidade”, evidenciando as competências e habilidade necessárias para se obter soluções. Existe a possibilidade de ser tornar pública, através de apresentações para os colegas de turma ou até mesmo para a comunidade escolar envolvida. Em toda trajetória do projeto os discentes serão acompanhados pelo docente que retroalimenta com um “feedbak”.

Todo projeto é elaborado e apresentado à direção escolar através de uma planilha apresenta aqui no item três (3).

 

Planejamento

Planejamento de trabalho – Bimestral (2022)

 

 

COLÉGIO EDUCACIONAL

QUATRO + TRÊS

 

 

PLANEJAMENTO DE TRABALHOS – BIMESTRAL

 

Turma(s): 9º anos

Componente Curricular:

Ciências

Período: 01/02/2022 à 31/03/2022

Objetos de Conhecimento: CONSUMO SUSTENTÁVEL DE ENERGIA ELÉRICA

INCENTIVAR A CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL DOS ESTUDANTES.

Habilidade(s):

SABER ESCOLHER EQUIPAMENTOS E LÂMPADAS NO MOMENTO DE SUA AQUISIÇÃO, LEVANDO EM CONTA NÃO SÓ SEU VALOR, MAS TAMBÉM SEU CONSUMO DIÁRIO DE ELETRIZIDADE.

Professor (a): JOSÉ HENRIQUE  

 

Recursos necessários para a aula

Tempo de estudo previsto

8 aulas mensal, sendo 2 aulas semanais

Objetivos de Aprendizagem a serem alcançados

 

Materiais descartáveis, equipamentos elétricos (velhos ou novos), caderno, canetas coloridas, lápis, livros, folha quadriculada, calculadora e notebook ou aparelhos similares.

1ª e 2ª semana – pesquisar, catalogar e adquirir equipamentos elétricos (velhos ou novos); aprender a ler instruções de manuseio do aparelho, verificando a potência, voltagem (diferença de potencial – DDP) a qual deve ser submetido e a tabela “selo procel”.

Conheça o Selo Procel de Economia de Energia

Figura 3.1.1 Tabela PROCEL de economia de energia - http://guiadecompras.casasbahia.com.br/eletrodomesticos/conheca-o-selo-procel-de-economia-de-energia

3ª e 4ª semana – Com os conhecimentos e habilidades adquiridos nas primeiras semanas passamos a analisar, a projetar e a criar um modelo para o consumo diário dos equipamentos que utilizamos, além de conhecer as causas e consequências, da utilização de equipamentos ao serem ao serem conectados em uma tensão superior.

5ª e 6ª semana – Retomar os questionamentos anteriores sobre o consumo sustentável de energia elétrica, convergindo todo conhecimento à consciência socioambiental dos estudantes (modelo de Kolb). Explicar sobre os perigos por trás do uso indevido da eletricidade, como por exemplo: a simples brincadeira de soltar pipas próximas a fios e estações elétricas.

O aluno descobre que a energia elétrica está diretamente ligada ao tempo de consumo do aparelho e também à sua potência elétrica.

7ª semana – Os discentes pesquisam novas fontes de energia alternativas, trazendo para o debate em sala.   Utilizar a técnica de aprendizagem para o ensino recíproco, colocando dois alunos que apresentam um nível de habilidades diferente ante ao problema estudado. Assim um dos alunos assume o papel de tutor e o outro de tutorado.

8ª semana – Avaliação: os alunos poderão revisar os conteúdos estudados nas sete semanas anteriores; serão realizadas atividades para verificar as habilidades e competências adquiridas no processo de ensino. Por fim, os docentes são levados a formar grupos de quatro ou cinco membros, onde serão levados a apresentar o que se adquiriu como competência, utilizando de técnicas de aprendizagem colaborativa. Neste momento as atividades poderão ser repassadas a toda comunidade escolar.

 

Este estudo propício o conhecimento do comportamento e das propriedades dos aparelhos resistentes e não resistentes verificando o comportamento das cargas elétricas em movimento, permitindo a compreensão de suas aplicações na vida cotidiana.

Também serão levantados os benefícios de se utilizar aparelhos, por menor tempo possível, diminuindo o valor final em sua conta mensal de consumo de energia.

Será possível ativar as habilidades e competências matemáticas para comunicar os resultados obtidos em suas investigações. Através de operações ou cálculos simples, quanto em gráficos elaborados e detalhados. Em todo momento é possível à utilização de plataformas ou sites simples e de fácil acesso.

Metodologias, práticas pedagógicas ou ferramentas não presenciais.

Forma de Registro da frequência do aluno

Forma de Avaliação

Usar organizadores gráficos e semânticos para representar o conteúdo estudado aumentando sua compreensão. OS docentes precisam identificar conceitos ou categorias como: acontecimentos, formas de energia, problemas socioambientais, etc.

Este procedimento de categorização favorece muito a compreensão e o raciocínio dos educandos.

 

Apresentações gráficas são eficientes e muitas das vezes agradáveis quando apresentados de uma forma lúdica. Para a construção dos gráficos podemos utilizar Tecnologias de Informação (TI) com plataformas simples onde o aluno pode construir e manusear sua própria tabela comparativa e gráficos de vários tipos e modelos que ajudam a classificar e a hierarquizar a informação.  

Apresentação dos estudos, conclusões e autorreflexão sobre o processo que se realizou. Realizar uma auto avaliação tanto no processo, como dos resultados apresentados.

Podendo ocorrer com apresentação de material e dados coletados podendo ser de forma presencial na própria escola ou virtual utilizando plataformas definidas

 

Durante a execução do projeto o discente recebera feedback do professor já que o processo é formativo, ou seja, tem a intenção de oferecer aos estudantes a oportunidade de refletir sobre suas experiências de aprendizagem. Neste processo, professor e alunos andam juntos na conquista da aprendizagem.

Ocorreram avaliações baseada em exercícios com o propósito de verificar as competências absorvidas pelos estudantes. Neste modelo de avaliação, os estudantes não precisam saber unicamente o “que”, mas também “quando”, “onde” e “como”.

O aluno terá que apresentar um portfólio com pensamento crítico; dissertações interativas e criativas, justificando suas argumentações através da entrega

Fonte: Elaboração própria

Conclusão

 

O mundo vive uma grande produção da energia elétrica em larga escala, para uso residencial ou comercial, porém este alto número de consumidores faz da sua utilização de uma forma erronia e descontrolada. Temos que entender e conhecer fontes de energia mais adequadas à realidade local em que vivemos. O projeto apresentado, através do plano de estudos bimestral, poderemos conhecer e entender uma série de fatores relacionados à energia elétrica, seu consumo racional, além de poder identificar quais aparelhos são apropriados para nosso consumo.


Givanildo Pereira Moura

Natural de São Paulo - SP - Formado em Matemática pela UNICID e em Pedagogia pela FAMOSP,  Mestre em Educação com especialização em Gestão Escolar pela FUNIBER

 

Janaina Guilherme da Silva

Natural de Joinville – SC – Formada em Pedagogia pela ACE, Pós graduada em Educação infantil e Séries iniciais pela UNIVILLE e Mestranda em Educação com especialização em Gestão Escolar pela FUNIBER

 

José Henrique Soares Ferreira

Natural de Barbacena – MG – Formado em Matemática pela UNIPAC, Pós graduado em Matemática e estatística pela UFL e Pós graduado em Física pela UFV e Mestre em Educação com especialização em Gestão Escolar pela FUNIBER



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