Introdução
A presença constante e mais atuante da escola e da comunidade que a
rodeia, na construção da aprendizagem individual dos docentes é cada vez mais
importante e necessária.
Partindo dessa visão que o professor não deve ser o ator principal no
processo de ensino aprendizagem, elaboramos um planejamento de estudos para uma
turma de 9º ano, onde a faixa etária é em média de 15 anos. Por serem meninos e
meninas adolescentes, propomos uma aprendizagem colaborativa e reflexiva, pois
é parecida com à aprendizagem cooperativa e podem se completar. Este tipo de
aprendizado é fomentado pela interação e a meta está no processo de colaboração
e não no produto, como no caso da cooperação.
Segundo Gros (1999) – “a
responsabilidade pela aprendizagem é de todos os integrantes do grupo. O
objetivo de fomentar a colaboração é que o aluno seja capaz de desenvolver,
além de habilidades cognitivas, habilidades sociais e pessoais, uma vez que
para trabalhar em colaboração deverá administrar decisões e ações em benefício
do objetivo comum.”
O papel professor na transmissão do pensamento reflexivo e ativo, é mais
que reprodução simplesmente, conta a qualidade e a riqueza de representação
mental do conteúdo que se processa. É importante ter capacidade para achar
variantes nos pensamentos em torno do tema, como explicar, evidenciar e
exemplificar, generalizar, aplicar, estabelecer analogias e representa-lo de várias
maneiras. Podemos concluir que, esta modelo de pensar, na prática, não é fácil.
Objetivos do projeto
O projeto
tem como objetivo levar os docentes a entender e conhecer o funcionamento dos
aparelhos elétricos, resistentes ou não resistentes, juntamente com suas
propriedades físicas. Conhecer e entender como se comporta os elétrons.
Finalizando com a descoberta das tensões elétricas a qual os aparelhos são
submetidos e suas potencias elétricas.
O projeto
também levantara os benefícios de utilizar a eletricidade de forma consciente
para uma vida socioambiental mais correta. Juntamente poderá ser utilizadas
habilidades e competências em outras áreas de forma cooperativa para se obter
uma investigação e conclusão dinâmica e marcante.
A avaliação seguirá critérios
coerentes com o princípio de “autenticidade”, evidenciando as competências e
habilidade necessárias para se obter soluções. Existe a possibilidade de ser
tornar pública, através de apresentações para os colegas de turma ou até mesmo
para a comunidade escolar envolvida. Em toda trajetória do projeto os discentes
serão acompanhados pelo docente que retroalimenta com um “feedbak”.
Todo projeto é elaborado e apresentado
à direção escolar através de uma planilha apresenta aqui no item três (3).
Planejamento
Planejamento de trabalho – Bimestral (2022)
COLÉGIO
EDUCACIONAL QUATRO
+ TRÊS |
PLANEJAMENTO
DE TRABALHOS – BIMESTRAL |
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Turma(s): 9º anos |
Componente Curricular: Ciências |
Período: 01/02/2022 à 31/03/2022 |
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Objetos de Conhecimento: CONSUMO SUSTENTÁVEL
DE ENERGIA ELÉRICA INCENTIVAR
A CONSCIÊNCIA SOCIOAMBIENTAL DOS ESTUDANTES. |
Habilidade(s): SABER ESCOLHER EQUIPAMENTOS E LÂMPADAS NO MOMENTO
DE SUA AQUISIÇÃO, LEVANDO EM CONTA NÃO SÓ SEU VALOR, MAS TAMBÉM SEU CONSUMO
DIÁRIO DE ELETRIZIDADE. |
Professor (a): JOSÉ HENRIQUE |
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Recursos necessários para a aula |
Tempo de estudo previsto 8 aulas mensal, sendo 2 aulas semanais |
Objetivos de Aprendizagem a serem alcançados |
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Materiais descartáveis, equipamentos
elétricos (velhos ou novos), caderno, canetas coloridas, lápis, livros, folha
quadriculada, calculadora e notebook ou aparelhos similares. |
1ª e
2ª semana –
pesquisar, catalogar e adquirir equipamentos elétricos (velhos ou novos);
aprender a ler instruções de manuseio do aparelho, verificando a potência,
voltagem (diferença de potencial – DDP) a qual deve ser submetido e a tabela
“selo procel”. Figura
3.1.1 Tabela PROCEL de economia de energia - http://guiadecompras.casasbahia.com.br/eletrodomesticos/conheca-o-selo-procel-de-economia-de-energia 3ª e
4ª semana –
Com os conhecimentos e habilidades adquiridos nas primeiras semanas passamos
a analisar, a projetar e a criar um modelo para o consumo diário dos
equipamentos que utilizamos, além de conhecer as causas e consequências, da
utilização de equipamentos ao serem ao serem conectados em uma tensão
superior. 5ª e
6ª semana –
Retomar os questionamentos anteriores sobre o consumo sustentável de energia
elétrica, convergindo todo conhecimento à consciência socioambiental dos
estudantes (modelo de Kolb). Explicar sobre os perigos por trás do uso
indevido da eletricidade, como por exemplo: a simples brincadeira de soltar
pipas próximas a fios e estações elétricas. O aluno descobre que a energia
elétrica está diretamente ligada ao tempo de consumo do aparelho e também à
sua potência elétrica. 7ª
semana – Os discentes pesquisam
novas fontes de energia alternativas, trazendo para o debate em sala. Utilizar a técnica de aprendizagem para o
ensino recíproco, colocando dois alunos que apresentam um nível de habilidades
diferente ante ao problema estudado. Assim um dos alunos assume o papel de
tutor e o outro de tutorado. 8ª
semana – Avaliação: os alunos
poderão revisar os conteúdos estudados nas sete semanas anteriores; serão
realizadas atividades para verificar as habilidades e competências adquiridas
no processo de ensino. Por fim, os docentes são levados a formar grupos de
quatro ou cinco membros, onde serão levados a apresentar o que se adquiriu
como competência, utilizando de técnicas de aprendizagem colaborativa. Neste
momento as atividades poderão ser repassadas a toda comunidade escolar. |
Este estudo propício o conhecimento
do comportamento e das propriedades dos aparelhos resistentes e não
resistentes verificando o comportamento das cargas elétricas em movimento,
permitindo a compreensão de suas aplicações na vida cotidiana. Também serão levantados os
benefícios de se utilizar aparelhos, por menor tempo possível, diminuindo o
valor final em sua conta mensal de consumo de energia. Será possível ativar as habilidades
e competências matemáticas para comunicar os resultados obtidos em suas
investigações. Através de operações ou cálculos simples, quanto em gráficos
elaborados e detalhados. Em todo momento é possível à utilização de plataformas
ou sites simples e de fácil acesso. |
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Metodologias, práticas
pedagógicas ou ferramentas não presenciais. |
Forma de Registro da
frequência do aluno |
Forma de Avaliação |
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Usar organizadores gráficos e
semânticos para representar o conteúdo estudado aumentando sua compreensão.
OS docentes precisam identificar conceitos ou categorias como:
acontecimentos, formas de energia, problemas socioambientais, etc. Este procedimento de categorização
favorece muito a compreensão e o raciocínio dos educandos. Apresentações gráficas são
eficientes e muitas das vezes agradáveis quando apresentados de uma forma
lúdica. Para a construção dos gráficos podemos utilizar Tecnologias de
Informação (TI) com plataformas simples onde o aluno pode construir e
manusear sua própria tabela comparativa e gráficos de vários tipos e modelos
que ajudam a classificar e a hierarquizar a informação. |
Apresentação
dos estudos, conclusões e autorreflexão sobre o processo que se realizou.
Realizar uma auto avaliação tanto no processo, como dos resultados
apresentados. Podendo
ocorrer com apresentação de material e dados coletados podendo ser de forma
presencial na própria escola ou virtual utilizando plataformas definidas |
Durante
a execução do projeto o discente recebera feedback
do professor já que o processo é formativo, ou seja, tem a intenção de
oferecer aos estudantes a oportunidade de refletir sobre suas experiências de
aprendizagem. Neste processo, professor e alunos andam juntos na conquista da
aprendizagem. Ocorreram
avaliações baseada em exercícios com o propósito de verificar as competências
absorvidas pelos estudantes. Neste modelo de avaliação, os estudantes não
precisam saber unicamente o “que”, mas também “quando”, “onde” e “como”. O aluno
terá que apresentar um portfólio com pensamento crítico; dissertações
interativas e criativas, justificando suas argumentações através da entrega |
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Fonte:
Elaboração própria
Conclusão
O mundo vive uma grande produção da energia elétrica em larga escala,
para uso residencial ou comercial, porém este alto número de consumidores faz
da sua utilização de uma forma erronia e descontrolada. Temos que entender e
conhecer fontes de energia mais adequadas à realidade local em que vivemos. O
projeto apresentado, através do plano de estudos bimestral, poderemos conhecer
e entender uma série de fatores relacionados à energia elétrica, seu consumo
racional, além de poder identificar quais aparelhos são apropriados para nosso
consumo.
Givanildo Pereira Moura
Natural de São Paulo - SP - Formado em Matemática pela UNICID e em Pedagogia pela FAMOSP, Mestre em Educação com especialização em Gestão Escolar pela FUNIBER
Janaina Guilherme da Silva
Natural de Joinville – SC – Formada em Pedagogia pela ACE, Pós graduada em Educação infantil e Séries iniciais pela UNIVILLE e Mestranda em Educação com especialização em Gestão Escolar pela FUNIBER
José Henrique Soares Ferreira
Natural de Barbacena – MG – Formado em Matemática pela UNIPAC, Pós graduado em Matemática e estatística pela UFL e Pós graduado em Física pela UFV e Mestre em Educação com especialização em Gestão Escolar pela FUNIBER
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